segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Maratona de museus


Queridos seguidores, desde que eu voltei da Alemanha estou enrolando para continuar o blog (a culpa são as 3928 fotos que eu tirei) mas aqui está... Amanhã eu postarei terminando de contar sobre München e depois eu conto sobre Pri, Darmstadt e etc...

Na quarta-feira, dia 20/07, eu percebi como o tempo voa. Eu já estava no meu terceiro dia em München e ainda não tinha ido à nenhum dos museus que eu realmente queria ir, então eu decidi aproveitar o tempo feio (ninguém merece frio e chuva) e ir ao maior número de museus que eu conseguia. Esta foi a minha “maratona de museus”.



Comecei o dia indo ao Residenz Museum. Primeiramente eu fui ao Münchner Residenz (residência de Munique). Este museu fica em um antigo palácio dos reis da Baviera, da casa de Wittelsbach (1323-1918). A parte mais antiga do palácio é de 1385, mas ao longo de pouco mais de 5 séculos sofreu muitas ampliações e reformas, pois cada novo morador gostava de dar seu toque especial ao palácio. Com isso, o palácio possui uma arquitetura muito singular, pois mistura elementos dos movimentos renascimento, barroco, rococó e classicismo.
Foi um pouquinho difícil encontrar a entrada do museu, pois a fachada externa estava em reforma e não tinha indicações de onde era a entrada, e eu sabia que estava do lado certo, mas devo ter percorrido aquela rua umas 3 vezes antes de encontrar a entrada (antes que tirem sarro de mim, eu não era a única turista perdida por lá, acontece que este museu possui uma porta secreta que é a entrada). Eu comprei o ingresso “geralzão”, que dava direito a visitar o palácio com sua coleção de mobílias antigas, a câmera do tesouro e o teatro Cuvilliés.
Primeiro eu visitei o Schatzkammer (tesouro). Esta é uma parte muito interessante do museu com peças que vão do início da Idade Média até o Classicismo. Antes que os homens digam que é programa para mulherzinha ficar vendo jóias da antiga realeza, eu preciso avisar que lá não tem só jóias, coroas e camafeus. O Schatzkammer também possui uma vasta coleção de artigos religiosos, espadas cerimoniais, serviços de mesa e etc. Eu gostei muito desta parte do museu.







Depois eu fui visitar o palácio em si, com suas salas cheias de pinturas e suas mobílias. A sala mais curiosa do palácio era a sala de relíquias religiosas. Eles juntaram em uma sala todas as relíquias de santos que os nobres compravam (para quem não sabe, relíquias de santos = partes dos corpos). Para não me chamarem de mórbida não vou colocar nenhuma foto daquela sala aqui. Mas o museu é gigante. Eu li agora na internet que o museu ocupa 130 salas do palácio. No meu ritmo eu demorei 2h30 para ver o palácio e o tesouro (porque eu não peguei o áudio guia no palácio), mas se você for realizar a visita ouvindo tudo você é capaz de ficar lá o dia inteiro.



Saindo do palácio eu segui para o teatro Cuvilliés é a antiga casa de teatro da nobreza em München. Foi construído em 1751-1753 a mando de Maximiliam III Joseph, em estilo rococó. A peça mais famosa que teve sua estréia no teatro foi Idomeneo de Mozart, em 1781. Em 1818 foi inaugurado o teatro nacional de München e o teatro Cuvilliés passou a ser menos usado.




Num outro canto da Residência fica Staatliches Museum Ägyptischer Kunst (museu estadual de arte egípcia). É um museu muito bonitinho e o melhor de tudo, é pequeno. Tem no total 6 salas. Não que eu ache que museus egípcios tem que ser pequenos, eu gosto muito quando eles são grandes, mas depois do palácio com muitaaaas salas, eu já estava cansada e adorei o museu pequeno. Além de possuir estátuas bonitas (e outros objetos de arte egípcia), o museu possui também uma sala com objetos e propagandas do século 20 que possuem o Egito antigo como lema. Apesar de ser um museu pequeninino, eu fiquei lá pouco mais de 1h.





Saindo de lá eu peguei o metrô até o Staatliche Antikensammlung (Coleção estadual de antiguidades). É um museu de objetos greco-romanos. Eu fui, pois acho vasos gregos bonitos, mas acabei amando o museu. Eles separam os vasos por temas das pinturas. Tem uma seção das “mulheres fortes”, eram vasos com pinturas de mulheres verídicas ou mitológicas que eram independentes e lutavam pelo que acreditavam. Além desta seção tem partes de histórias mitológicas e de acontecimentos verídicos, como por exemplo, relatos de guerras que aconteceram.
Mas o mais bonito do museu está no subsolo, que é a coleção de jóias gregas e romanas. Nem é um museu muito grande (se comparado com a Residência), mas eu fiquei umas 2h lá lá, pois eu gostava de ler as histórias das seções (não tinha audio-guia neste museu).







Quando eu saí de lá já eram 17h30 (os museus fecham às 18h), mas eu decidi aproveitar que a Neue Pinakothek (Nova pinacoteca) fica aberta até às 20h todas as quartas (e que ela fica perto de onde eu estava).
Segui para a Neue Pinakothek, comprei o meu ingresso, guardei a minha bolsa no guarda-volume, comecei a visita (nem peguei o audio-guia) e terminei a visita 40 minutos depois. Eu já cheguei exausta ao museu (tanto fisicamente quanto mentalmente), meu cérebro simplesmente não conseguia mais processar informações. Então eu fui andando calmamente pela pinacoteca, vendo um monte de quadros alemães (a maioria feios) e finalmente eu achei a parte conhecida do museu (Van Gogh, Monet, Manet, Degas, Renoir e etc)...






Confesso que nem aproveitei direito a lojinha do museu de tão cansada que eu estava (e com fome! fiquei tão preocupada em visitar museus que eu esqueci de fazer uma parada para almoçar). Voltei para o hotel, tomei banho, jantei no restaurante do hotel, voltei para o meu quarto e desmaiei na cama...

4 comentários:

  1. Que delícia voltar a ler suas deliciosas descrições de seus passeios pela Alemanha. Seu padrinho já estava horrorizado com a quantidade de museus que você tinha visitado - quando ele ler a descrição deste dia vai ter certeza de que você é NERD. Esquecer de almoçar!!!
    Amei a coruja! Beijos
    Mutti

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi bom dia, sua mãe não para de trabalhar nesta concorrência da CPTM. Não concordo muito com a forma de trabalho do departamento mas a culpa não é dela. E você continua escrevendo sobre suas andanças pela Alemanha. acho que você poderia escrever mais, você escreve muito bem. Bom como eu sou engenheiro e não sei falar muito menos escrever vou parando por aqui beijos.
    Renato

    ResponderExcluir
  3. Hellooo...

    Devem ser maravilhosos todos esses museus e suas salas.Gostaria de ver as fotos MÓRBIDAS!!!
    Parece que nas fotos acima tem alguns apetrechos cirurgicos...
    Veja a coincidência..amanhã a "SELECINHA" vai jogar em Stuttgart, e acho q o tal do Mano volta sem emprego!
    Baci ...

    Alessandro(O Mórbido)

    ResponderExcluir
  4. Oi Gigi
    Estamos encantados com os seus relatos...continue nos presenteando! Com carinho,bjos, Estela e Fabio

    ResponderExcluir