quinta-feira, 21 de julho de 2011

Rothenburg odT

Quinta, dia 14/julho (ou o dia em que eu descobri que o verão na Alemanha é mais frio do que o inverno no Brasil).
Para quem não sabe, a cidade de Rothenburg é uma cidade que parou no tempo. Enquanto o resto do mundo continuava em mudança ao longo dos anos, Rothenburg foi esquecida depois do século 17 e continuou com sua arquitetura medieval. Até o século 17 Rothenburg era uma cidade riquíssima, e produzia nas suas terras férteis grãos, vegetais, uvas (faziam vinho) e exportavam produtos têxteis para muitos países. Além disso, Rothenburg ficava na beira da única estrada que tinha entre Würzburg e Augsburg, e devido à posição estratégia o comércio cresceu muito naquela região.
Ela é muito bonitinha de se ver, mas é bem geladinha. Ontem quando eu cheguei a temperatura estava bem amena (por volta dos 25 graus Celsius), mas choveu a noite inteira e o tempo esfriou. Lógico que eu só percebi que esfriou quando eu estava tomando café da manhã e via as pessoas andarem na rua todas encapotadas (o meu quarto era super quentinho, uma delícia). Voltei para o quarto para ver se por acaso todos os dias começavam frios e infelizmente descobri que na mesma noite que eu cheguei em Rothenburg também chegou uma frente fria. Durante o dia a temperatura variou entre 14-15 graus Celsius (com sensação de 13-14 porque lá venta muito) e durante a noite ficou nos nada agradáveis 11-12 graus Celsius.







Ela possui um muro que circunda a cidade antiga. Eu comecei meu dia seguindo a dica do tio Afonso, que era circundar a cidade pela muralha. Logo na rua do meu hotel fica uma das torres de observação e nela há uma escada que você pode subir para andar pelo muro. Subi e virei para a direita.







(Como tinham mais pessoas na minha frente, eu tirei todas as fotos olhando para a trás, onde você caminha do muro dá para dentro da cidade)
Fui andando e apreciando a vista até que de repente, não mais que de repente, o muro acaba. Chega-se a uma torre em que você é obrigado a descer por ela, e depois disso tinha um muro mais baixo e não se pode andar em cima dele.
Só no fim do dia eu descobri que só dá para caminhar em 40 por cento do muro que circunda a cidade, pois foi a parte que foi destruída na seguinda guerra mundial e reconstruída anos mais tarde.







(Tá, eu subi só numa parte que não podia para poder tirar esta foto).
Continuei seguindo o caminho do muro e, não muito tempo depois, cheguei novamente na rua do meu hotel (a cidade é super pequenina). Decidi dar umas voltinhas pelo centro da cidade e apreciar as construções antigas de perto.



Apesar de ter tomado um belo café da manhã no hotel, eu estava ficando com fome. Então me sentei em uma mesinha do lado de fora de um restaurante e pedi um belo prato de salsicha (acho que era Bratwurst) com Sauerkraut e ainda não sei por que, mas eu pedi uma cerveja escura. Só tem uma coisa pior do que cerveja clara, e é a cerveja escura.



Depois, conversando com uma senhora americana, soube que ela veio acompanhando um grupo escolar, e que às 14h a banda ia tocar na praça central da cidade. Eles são da cidade de Tennessee e estavam fazendo um tour pela Europa (tocaram na Suíça, Inglaterra, França e Alemanha) e Rothenburg era a última cidade deles. Na verdade são dois grupos, uma banda e um coral. O coral se apresentou às 16h na igreja Franziskaner. Eu até filmei algumas partes, mas o vídeo ficou tão tremido que eu pouparei vocês de o assistirem.

Depois de assistir à banda eu fui ao museu do terror (ou da tortura, já não me lembro mais o nome). Como Rothenburg se tornou uma “cidade livre do império” em 1274, ela pôde ter seu próprio meio de governo (a cidade continuou como súdita do Imperador do Sacro Império Romano Germânico, mas devia explicações somente a ele, e não aos nobres que governavam a região), então eles puderam criar um governo local e, além disso, eles instituíram o tribunal e cadeia locais (além da cidade, 170 vilarejos da região faziam parte da grande-Rothenburg da época). Então é um museu muito interessante, pois conta todo o processo desde acusar alguém, provar que o outro é culpado (muitas vezes não tinham provas suficientes, então eles torturavam as pessoas para que elas confessassem), julgar e punir. O museu começa na câmera de detenção e mostra algumas máquinas de tortura, mas depois fica menos sombrio, pois mostra diversos documentos e conta diversos processos do período entre século 12 e 17 (tá, eu sei que muitas pessoas foram presas e acusadas injustamente, mas tem uns processos bem interessantes e tinha até uma parte que mostrava as punições usadas em sala de aula).


(Algumas fotos da cidade que eu achei que ficaram bem bonitas). Esta é uma das três igrejas da cidade (já não lembro mais qual):


De um lado a cidade faz como se fosse um U, então de uma torre você tem esta vista de outro lado da cidade, com o muro e rodeado pelo vale.




No fim do dia eu fiz um passeio a pé com um guia vestido de vigilante noturno. Foi muito legal. Ele contou coisas muito legais sobre a história de Rothenburg (quem quiser eu conto quando voltar).



Uma coisa legal que ele contou é que, em alguns casarões da cidade, tem umas placas penduradas, que falam que determinado rei ou imperador, quando visitou a cidade (também fala a data) ficou hospedado naquela casa. No caso da placa da foto, o Kaiser Friedrich III ficou hospedado na casa em fevereiro de 1474, por uma semana inteira.


Eu acho que isso é tudo pessoal. Desculpe pela demora, mas eu tirei muitas fotos. Fica difícil selecionar as melhores.




Beijinhos,




Gigi

4 comentários:

  1. Bem que a vovó Ruth tinha razão. Que cidade linda!!!
    Mal posso esperar para levar a matéria de hoje para ela.
    Beijos e até mais tarde.

    Uhu-Mutti

    ResponderExcluir
  2. Ciao Bella....
    Gutten Tag!! nooossssaaa!!!!

    Que descrição MARAVILHOSA de tudo.
    Vc sabia que na Italia em algumas cidades com características semelhantes a Rothemburg,tem MUSEU DA TORTURA!
    São bem interessantes.
    Ah, esse final de semana tem Grand Premio em Nurburgring...cuidado com os Pilotos e Mecanicos que estão por aí...Principalmente os da Ferrari!
    Baci

    Alessandro("O PREVIDENTE")

    ResponderExcluir
  3. oieee!! XD q saudade de vc gigiii!!!!
    como vai?? eu espero que voce esteja bem e disposta a explorar bem os lugares por ai ;)
    adorei as girafinhas!foi genial a descriçao q vc fez :D
    cada cidade linda que vc visita... :)
    um beijo mt mt mt mt grande pra vc!!!
    SMACK!!!!!! ( grandeee! :D )
    espero que vc volte logo e bem para cá!!
    vi(eu!),dani e fred.

    ResponderExcluir
  4. Regina,
    seu blog esta maravilhoso....eu estou adorando.
    Fico encantada e todos os dias dou uma olhadinha rsrsrs
    Adorei as Girafas e o jeito que você escreve da a sensação de que estou ai....Muito legal isso , seu blog esta maravilhoso. Aproveite bastante a sua viagem e continue postando, pois é tudo muito bom. Bjs Izabel cristina

    ResponderExcluir