terça-feira, 5 de julho de 2011

Berlin - cheguei!!




Coisas que aprendi na Alemanha até agora:
1. Viagem com uma mala que você consegue carregar, pois escada rolante e elevador são duas invenções que não pegaram na Alemanha.
2. Nem todo loiro é alemão. E vice-versa: nem todo alemão é loiro.
3. É mentira que os alemães só atravessam na faixa de pedestre no sinal verde para pedestres (ou os loiros que eu vi atravessando no vermelho fazem parte do item 2).
4. Na hora de reservar um hotel certifique-se que tem um supermercado por perto e um ponto fácil de achar, eu só achei o meu hotel porque eu sabia que ficava perto do Zoológico (final de semana vou passar por lá para ver se eles têm girafas).
5. Não viaje com um tênis lindo e novo, prefira o velho acabado que você sabe que não machuca o seu calcanhar.
6. Sempre leve band-aid na bagagem de qualquer viagem, pois você pode se encontrar em Berlin procurando band-aid e eles acham que é "bandage" (= tornozeleira).
7. Se você vai usar o iPod como despertador, não esqueça de levar caixa de som.
8. Wi-fi no hotel não quer dizer que está incluso no preço. Tudo tem um preço extra. Mas se você sorrir e for bem-educado você ganha as coisas de graça.
9. E por fim, as cerejas alemãs são muito boas!!

Aqui são 19h40 e eu ainda estou a toda! Depois da maratona de troca de aviões eu desembarquei no aeroporto de Berlin e a minha mala foi a 5ª a sair. Fiquei super feliz, segui a placa de Ausgang e fiquei meio atordoada quando percebi que não passei por nenhuma polícia e eu já estava na saída do aeroporto. Aí eu me lembrei que eu esqueci de ver como eu iria do aeroporto para o hotel. Meu primeiro pensamento foi chamar um táxi, pois estava cansada de andar (o tênis machucou meu calcanhar). Mas quando eu vi uma placa indicando ônibus eu decidi ir de ônibus. Ainda bem que eu memorizei que o meu hotel ficava a três quadras do Zoológico (depois eu descobri que esta não foi uma dica muito boa, pois o zoo é grande e a entrada fica meio longe do meu hotel). Tinha um ônibus vindo justamente para cá e ele saia em 2 minutos. Comprei o bilhete, entrei no ônibus e carimbei (o motorista nem pergunta se você tem o bilhete, para os alemães é óbvio que você compra e coloca na máquina para carimbar o uso). Descobri duas coisas muito interessantes sobre os ônibus alemães: tem um painel dentro que mostra qual será a próxima parada e eles não param onde você quer. Se você passar pela sua rua o problema é seu, ele só vai parar no ponto pré-programado. Como isso ele foi bastante adiante de onde eu queria, e como eu estava com a mala de rodinha eu decidi pegar o metrô, pois tem um a uma quadra do hotel. Desta vez eu fui menos eficiente. Eu consegui descobrir rapidamente pelo mapa para qual estação eu queria ir, mas não conseguia descobrir de onde saia o meu trem. E como eu me atrapalhei acabei dando continuidade à tradição familiar (viajar sem pagar o bilhete).
Eu não tirei fotos deste trajeto, pois eu estava muito preocupada com a mala pensando “Gi, fica esperta. Você nunca foi assaltada no metrô de São Paulo então não vai dar mole e ser assaltada no primeiro dia na Alemanha”. Não fui assaltada. Eu sei que às tantas uma menina virou para mim e perguntou como ela fazia para ir até a estação x (que trem ela pegava), pois ela é turista e se perdeu. A cara que ela ficou quando eu falei que também era turista. Foi muito engraçado (até porque eu só tive certeza de que não estava perdida quando eu cheguei ao hotel).




O hotel é uma gracinha. Está num lugar muito bom (perto tem um Kaiser’s supermercado, uma super farmácia, cafés e ponto de ônibus e o metrô se divide em diversas linhas). O meu quarto é compacto. Descobri que o banheiro inunda facilmente e infelizmente não tem ar-condicionado, mas eu consigo sobreviver. Eu fui ver o que tinha de bom no supermercado e acabei comprando o jantar e o café-da-manhã de amanhã. Cerejas, um potinho com melancia em pedaços (+garfo), suco natural de laranja com morango, coca-cola, uma bala haribo azeda, um pacote de chocolatinhos... Voltei para o quarto do hotel e tive um delicioso jantar enquanto eu decidia a programação de amanhã. Este é o melhor tipo de jantar, delicioso e barato!
Por hoje chega. Minhas energias chegaram ao fim...
Boa noite!

10 comentários:

  1. Quem compra melancia quando pode comer cerejas????
    Só você mesmo...
    Agora uma dúvida: o que significa aquela garrafa de vidro verde ali no fundo?
    Estou super arrependida - ontem quando fui à farmácia comprar o seu líquido para lente de contato, passei pelo bandaid e pensei em te lembrar de colocar na mala...
    Estou ADORANDO o blog! Continue assim organizada. Bis Morgen!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rê!
    As cerejas são uma delícia mesmo! Esqueça a melancia! hehe
    Estou feliz que já estamos no mesmo país!
    Aproveite Berlin e até breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Aquela garrafa verde é uma garrafa de "Das klassiche stille Wasser" que o hotel vende por 5 euros. E ela está ali no canto, pois eu não vou abri-la. Eu esqueci de ver quanto custa água no supermercado, mas é certeza que é mais barato.
    Gente, eu quis a melancia porque eu vi uma fechada e ela é diferente da nossa. Depois eu mostro uma foto. E olha que eu ia comprar pessego e maçã mas achei melhor não. Amanhã vocês deixam eu comprar morangos alemães?
    Beijos,
    Gigi

    ResponderExcluir
  4. Zózi!
    Estou adorando a sua fotonovela!
    Da proxima vez que for ao supermercado nao se esqueça de comprar os kinder hippos! ou rynos! e tambem penguins!
    Continue escrevendo, amo te acompanhar em suas viagens!
    Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  5. Ueba, viva café da manhã com cerejas!
    é uma experiência maravilhosa!
    (mas os rinocerontes/hipopótamos também são deliciosos de manhã)
    Régis, seu caderninho de anotações está ótimo.
    Continue assim, será um prazer lê-lo
    bjs e uma ótima viagem

    ResponderExcluir
  6. Vovó Ruth pediu para te dizer que adorou ler seu blog mas que você não deve "perder tempo" escrevendo.
    Como vivemos numa democracia, por enquanto a contagem é 3 x 1 para que você continue escrevendo!!!
    E olhe que só contei os votos REGISTRADOS. Lá do escritório posso contar com pelo menos mais 6 votos a favor do blog. Sem contar os Dvoraks - Titi ligou ontem à noite e disse que adorou - e ela só tinha visto a primeira mensagem!
    Outro recado da Vovó: como você pode dizer que comprou o café da manhã no supermercado se na relação de compras não tinha leite, pão e manteiga???
    Beijocas e um ótimo dia!
    Mutti e Oma

    ResponderExcluir
  7. REGINA , EU ESTOU ADORANDO O SEU BLOG!!!!
    BEIJOS E APROVEITE BASTANTE
    IZABEL CRISTINA

    ResponderExcluir
  8. Mais um votoooo!
    Estou adorando os relatos, prima!!
    =D
    Aproveite bastaaante

    ResponderExcluir
  9. Por que no Brasil os ônibus para EXATAMENTE onde você quer e não em pontos pré-programados. Esses alemães tem muito o que aprender com a gente!

    ResponderExcluir
  10. Deixe eu me explicar...
    No Brasil eu consigo usar a minha cara de bebê e falo para o motorista ou para o cobrador onde eu quero descer, e eles me avisam quando chegou o meu ponto. Mas aqui os motoristas são muito mal educados! Outro dia eu fui perguntar para um onde ficava a máquina para comprar bilhetes e ele foi super grosso comigo. Eu tbm vi um motorista gritando com uma turista pq ela queria saber qual linha ia até os castelos...
    Pelo menos no Brasil eles são educados comigo (não sei se são com todas as pessoas).
    Beijos

    ResponderExcluir