quarta-feira, 13 de julho de 2011

Filmpark Babelsberg

Como às segundas-feiras todos os palácios [cultura inútil: a diferença entre castelos e palácios é que os primeiros estão situados sempre dentro de fortificações muradas (ou pelo menos quando foram construídos eles eram rodeados por muros e torres de pedra), enquanto os palácios são edifícios suntuosos em que a realeza mora (podem localizar-se tanto em cidades quanto nos campos)] e museus aqui da região fecham, eu decidi que ia fazer um programa diferente. Perto do meu hotel está o Filmpark Babelsberg. É um parque (do tipo parque de diversões mesmo) que fica ao lado do Estúdio Babelsberg, um dos mais antigos estúdios do mundo. Fundado em 1912, com uma área de aproximados 25.000 m2, é o estúdio onde filmes clássicos alemães foram rodados. Entre eles Metropolis (1926) de Fritz Lang e O Anjo Azul (1930), com a Marlene Dietrich e Emil Jannings [Jessi, eu tive um de já voux (não sei como escreve isso) das aulas da Cláudia]. O parque fica pertinho do meu hotel então eu decidi ir a pé mesmo para aproveitar o dia bonito.
O meu hotel chama-se Lili Marleen, em homenagem ao filme homônimo alemão de 1981. O hotel tem como motivo de decoração filmes (mais especificamente pôsteres de filmes). Por todos os corredores e pelas escadas existem diversos pôsteres de filmes. O restaurante é decorado só com pôsteres de filmes alemães, mas o resto do hotel tem diversos filmes (tanto de filmes bons como de filmes ruins). [Eu tirei umas fotos do hotel, mas não sei por que a minha máquina decidiu gravar as fotos na memória interna e não no cartão de memória, e agora eu não sei onde está o cabo de ligar a máquina no computador.]
Além disso, as mesas no restaurante possuem um tampo de vidro, e por baixo do tampo tem diversas fotos de atores e recortes de jornais sobre filmes, atores, diretores e etc. Depois de tomar um belíssimo café da manhã (pão francês quentinho, manteiga, geléias caseiras, iogurte, café com leite) eu voltei para o quarto, abri a janela e tive uma grande decepção. O dia que amanheceu bonito ficou feio demais! Céu branco de tantas nuvens, eu abri a janela para ver como as pessoas que passavam na rua estavam vestidas (tipo, calça e casaco ou shorts e braços de fora), pois eu não conheço o clima alemão e não sei com que velocidade que ele muda. Depois de observar por uns 10 minutos eu decidi sair de tênis, bermuda jeans e casaco, mas com uma mochilinha e não com a bolsa para o caso de precisar guardá-lo.
Quando eu saí do hotel eram quase 11h30 (eu estava muito preguiçosa, e como o parque fica aberto das 10h-18h eu decidi que este era o dia para acordar tarde). Cheguei ao parque quase meio-dia [descobri porque eu acho tudo tão longe, eu ando rápido demais, então eu decidi diminuir o ritmo e além de ter uma caminhada muito mais agradável, quando eu cheguei ao parque eu não estava cansada]. Eu me confundi um pouco para comprar o ingresso, pois eles ofereciam um desconto para quem comprasse o ingresso do parque e de uma exposição com do Star Trek. Eu ia comprar, mas aí eu lembrei que os filmes que eu assisti recentemente e gostei é Star Wars, e Star Trek é a série de TV que eu acho muito chata...



O começo do parque é para crianças, com cenário de alguns programas infantis (Sandmännchen e etc) com algumas atividades para os pequenos. Eu fui andando ao longo da avenida principal e tentando decifrar as coisas mais legais do meu mapa quando eu vejo uma fila se formar. Sem saber para quê era, eu entrei [eis aí a prova cabal de que eu sou uma legítima brasileira]. Pelo menos valeu a pena. A fila era para entrar num set em que eles mostram como diversos programas são gravados (como jornal, previsão de tempo, entrevistas,...).




Nesta foto o apresentador está demonstrando porque jornalistas nunca usam roupa verde para gravar o programa.
Depois disso eu fui ao prédio que mostra etapas essenciais ao fazer um filme, como figurino, maquiagem, set (story board e montagem do set) e etc.







(Mãe, o nome dele é Metre Yoda)




Depois disso eu fui para o set do filmes alemão Das U-Boot (o submarino) de 1900. O filme conta um fato real, quando dois submarinos nucleares, um americano e um soviético que se chocam em pleno Oceano Atlântico, no final da década de 70. Lógico que o filme narra o lado dos americanos do bem e não dos comunistas do mal [eu me revolto só um pouquinho com o fato de os americanos serem sempre os heróis e os comunistas os vilões]. Não sei dizer se o filme é bom ou não, eu só assisti um trecho que eles passaram antes de entrarmos em um longo corredor interno do submarino. Depois de entrarmos o submarino começou a se mexer, inclinava para um lado, depois para o outro, todas as luzes de emergência começaram a piscar, diversos alarmes ressoavam e gases saíam de alguns tubos. E só então eu descobri que o submarino não era só para mostrar um set original de filmagem, eles também queriam mostrar como os efeitos especiais funcionam na hora da filmagem. Foi bem legal, eu só fiquei com dó de uma menininha que devia ter uns 4 anos que se assustou tanto com tudo isso e começou a chorar.



A próxima atração legal que eu assisti é o Stuntshow (uma apresentação com dublês). Além de escalarem paredes e etc, eles fazem ótimas manobras com carros, motos e caminhões.



Depois disso eu tive que escolher se eu ia entrar na fila para assistir a um filme 4D ou XD e eu acabei optando pelo último, pois eu queria saber o que significa o X [para quem não sabe, 4D é um filme que é passado em 3D e também utiliza alguns truques para aumentar a impressão de que você está dentro do filme, por exemplo, coloca um cachorro espirrando e neste momento solta gotinhas de água na platéia]. Depois de uma longa fila (a cada 20 minutos entram 36 pessoas) consegui entrar. O XD não é bem um filme, é mais um videogame em 4D. Além de colocarmos os lindos óculos de 3D, também colocamos cinto de segurança e cada um pegou uma arma de videogame. O videogame se passa em uma mina, com um daqueles carrinhos de trilho. E conforme o carrinho prosseguia, a gente chacoalhava junto. Foi muito divertido! No começo eles fizeram um test-drive, para nos acostumarmos, e eu fiquei em 24º lugar, entre 36 pessoas, mas depois do jogo apareceu o placar e eu consegui subir para 7º lugar.



Eu estava quase voltando para o hotel quando eu descubro que dá para fazer um tour pelo estúdio de cinema. Fui para a fila (hoje não foi andei, andei e andei; mas sim esperei, esperei e esperei), mas por sorte não tive que esperar muito. Entramos num trenzinho e passeamos pelo estúdio. O guia nos mostrou onde são filmados cada tipo de programa hoje em dia (o prédio da novela, o prédio de efeitos especiais...). Além disso, passamos por uma Berlin cinematográfica (são só 3 ruas), mas este trecho foi usado em diversas filmagens, como o Pianista, Bastardos Inglórios e o filme de 2010 do Polanski (esqueci o nome).Além disso, eles construíram trechos do muro de Berlin, para filmes que se passam na época da Berlin dividida.





Este é o trenzinho que usamos para fazer o tour.



O parque de filmes em Babelsberg é realmente muito interessante, mas só recomendo para pessoas que falem bem alemão, senão você não consegue acompanhar nenhum show, pois este parque não é acessível para turistas. Na verdade eu recomendo a pessoas que falem bem alemão e conheçam muitos filmes e programas alemães.



Foi um dia bem diferente dos outros, mas fiquei um pouco triste, pois no parque só tinha alemães... eu gosto de ter outros turistas estrangeiros, pois adoro conversar para saber da onde são e etc...
Bom, vou sair agora para passear.
Beijos


11 comentários:

  1. Déjà vu...
    Die spinnen, die fransösicher !!!
    E ainda tem gente que tem coragem de falar que alemão é difícil.
    Difícil mesmo é francês, que consegue colocar 2 acentos numa palavra de 4 letras...
    Vou continuar minha leitura deliciosa agora.
    Mais tarde escrevo mais!
    PS: este post é sobre o dia 11 de Julho, segunda-feira, certo?
    Então ainda falta a terça-feira?

    ResponderExcluir
  2. Lieber GIGI....

    Gutten Morgen...sei lá se está escrito corretamente, mas estou tentando!
    Suas descrições são SENSACIONAIS..estava procurando alguém para escrever textos para mim em um futuro breve e já encontrei.
    Esse estúdio deve ser o máximo...me identifiquei
    com tudo isso!
    Atores, efeitos especiais,atrizes etc.
    Continue aproveitando o máximo e conhecendo tudo OK.estou acompanhando e sempre que posso passo por aqui.
    Baceti.

    Alessandro(O Hollywodiano)

    ResponderExcluir
  3. Dá-lhe, máquina fotográfica!
    Você está parecendo sua velha mãe (ou seu tio Afonso)que perde tudo! Primeiro o carregador, agora o cabo de ligar a máquina no computador.

    ResponderExcluir
  4. Querida,

    não nascemos com estas porcarias então é normal que elas se percam de nós, dado seu caráter inanimado e patente incapacidade em nos acompanhar por seus próprios meios!

    Quanto ao filme acho que há um engano ... o hiper-mega-clássico cult Das Boot é sobre a II guerra e é antibelicista - http://de.wikipedia.org/wiki/Das_Boot


    Affonso

    ResponderExcluir
  5. Tio Afonso,
    eu li o resumo que você colocou e definitivamente não falaram sobre este filme "Das . Eu tenho certeza que era sobre americanos e comunistas, pois o submarino inimigo tinha uma estrela vermelha, e um dos soldados "do bem" se chamava Jimmy. Eu vou pesquisar (quando eu voltar para São Paulo) qual o nome do filme (lá eles falam U-Boot, e não apenas Boot) e o filme não é de 1900, eu só escrevi isso pq era para eu pesquisar a data real do filme...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Régis!
    seu blog continua ótimo, está muito legal de ler. Eu tenho a impressão que eu já ví o filme 4D onde um cachorro espirra em você, por acaso é do "querida enconlhi as crianças"? e pra mim, filme 4d é um filme 3D onde o tempo passa, mas tudo bem. ah, e adorei a estátua do C3PO.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. NÃÃÃÃOOOOOO!!!!!!! A estátua não é do C3PO. É muito anterior a Star Wars. É a estátua da robô do filme Metrópoles do Fritz Lang (1929, muitooooooooo anterior ao Satr Wars). Até foi um pouco de decepção para mim, pois eu achei que poderia visitar o set de filmagem do filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Bem que eu tinha achado este C3PO meio "cadeirudo". O verdadeiro C3PO é tão magricela!
    Filhinha, fiquei muito triste de não termos falado hoje pelo Skype, mas isso significa que você está com suas amigas e estão se divertindo, então tudo bem.
    Beijos e espero que o Ballet seja maravilhoso!
    Mutti

    PS: vovó esteve lá em casa cuidando de suas plantinhas. Disse que estão bem! Estou tentando cuidar bem delas!

    ResponderExcluir
  9. Em qual personagem vc está montada, nas nuvens? haha .. o Mestre Yoda é o de baixo né?
    Estamos com saudades!
    Boa viagem!!

    ResponderExcluir
  10. Lu, eu não sei o nome deste bicho, mas ele é tipo um cachorrão voador do filme A História sem Fim. E o Yoda é o boneco que parece o Dobby do Harry Potter.
    Infelizmente a Oktober Fest é só em outubro, então não poderei ir desta vez. Mas sei que terei outras oportunidades no futuro.
    Estou morrendo de saudades de vocês (adorei saber que você e a Rá estão acompanhando o blog)
    Beijos

    PS: Eba, girafa!!!

    ResponderExcluir
  11. Hahahaha! Jamais deixariamos de acompnhar a sua aventura! Estamos muitos feliz em saber que está se divertindo! O padrinho e a madrinha também estão acompanhando, mas a tecnologia insiste em não atingi-los.. seu padrinho disse que não sabe "onde que tem que escrever.." e a sua madrinha disse que "achei que só era pra ler, pode falar com ela também?"

    Então, mesmo que os dois não escrevam, estamos todos acompnhando a sua aventura! Amo muito! Beijos

    ResponderExcluir