domingo, 17 de julho de 2011

Potsdam - 12/jul

Vou contar rapidamente o que eu fiz na terça-feira, dia 12/07 (até porque hoje já é dia 17/07). Potsdam é uma cidade pequena, porém cheia de palácios, e estes palácios são considerados patrimônio mundial pela UNESCO. No domingo (10/07) eu visitei o jardim novo, com os palácios de Cecilienhof (onde foi realizada a conferência de 1945) e o Marmorpalais, e deixei para visitar os palácios mais famosos na terça-feira.
Acordei, tomei banho e depois tomei um café da manhã bem gostoso, a única coisa ruim era a salada de frutas feita com mamão, maçã, abacaxi em calda e pêssego em calda (para quê estragar colocando frutas em calda?) e fui a pé para a estação central para pegar o ônibus que vai até o Parque Sanssouci. Desta vez eu decidi diminuir o passo na minha caminhada e descobri que a estação não fica tão longe do meu hotel. O problema é que eu acabo andando rápido demais sozinha, e aí quando eu chego ao meu destino estou cansada e fico achando que todos os lugares são muito longes (fora que quando eu tento ir rápido o tênis machuca o meu calcanhar). Quando eu cheguei à estação era meio-dia e pouco (como vocês podem perceber eu desisti de acordar cedo).
Enquanto na véspera, no Parque cinematográfico de Babelsberg, eu só encontrei alemães, no parque Sanssouci só tinha turistas estrangeiros. O parque Sanssouci e possui este nome por causa do palácio Sanssouci, o seu palácio principal (além de ser o palácio com mais turistas, também foi o palácio que o Friedrich II, rei da Prússia entre 1740 e 1786, usava nos verões). Ele fica logo na entrada principal do parque, então assim que eu cheguei (por volta das 13h) fui direto à bilheteria para comprar um bilhete. Consegui comprar um ingresso para entrar no palácio, mas o meu horário de entrada era 14h40 (como o número de turistas querendo entrar no palácio é muito grande, eles dividem em grupos de 30 pessoas que entram a cada 5 minutos). Como eu tinha 1h40 para matar eu decidi tentar visitar outros palácios (na hora de comprar o meu ingresso eu comprei o “day ticket”, que vale para todos os palácios e monumentos do parque Sanssouci). Palácio Sanssouci:



O primeiro lugar que eu visitei foi o “Neue Kammern”. Este prédio foi construído para abrigar nobres e amigos do rei, quando estes viessem visitá-lo no verão. O mais interessante das construções do parque Sanssouci é que lá eles misturaram duas tendências, o classicismo e o rococó. Então, além possuir detalhes rebuscados na decoração dos palácios, a decoração também possui elementos clássicos, como bustos de estátuas gregas.





Depois, eu fui visitar o antigo moinho.





Ao lado do moinho fica uma lanchonete bonitinha, então eu almocei lá. Eu comi Bratwurst mit Kartoffelsalat e tomei uma Coca-cola (Potsdam ainda tem salvação). Como quando eu termei eram 14h35, eu voltei para o palácio Sanssouci para não perder a chamado do meu horário.
Sanssouci é um palácio bem interessante. Existem diversas histórias sobre o porquê do nome do palácio Sanssouci (do francês “sans souci”, ou seja, sem preocupações). Alguns dizem que possui este nome devido à falta de contratempos na construção, outros dizem que é porque ele era o palácio preferido do Kaiser Friedrich II, que dizia que adorava ir para lá todos os verões, pois lá ele podia descansar e nunca encontrava problemas.



O palácio Sanssouci possui uma biblioteca considerada na época grande, porque Friedrich II adorava arte e literatura. O mais curioso é que ele gostava tanto da sua biblioteca (ele a montou com livros que ele gostava, por exemplo, com diversos livros gregos, romanos, da literatura francesa do sécil XVI e XVII, e também com diversos livros do Voltaire, com quem ele se correspondia), que ele montou bibliotecas iguais nos outros palácios que ele ficava o resto do ano. Não é possível entrar na biblioteca por um motivo de preservação dos livros, mas como as portas são de vidro, dá para vê-la.

Nos jardins do palácio Sanssouci, os arbustos são podados em formas de pirâmides por causa dos obeliscos que Friedrich II colocou nos seus jardins).



Mais um exemplo do chamado rococó Fredericano (mistura de elementos rococós e colunas gregas):



Este é o Frederico II pós-Andy Warhol:



Depois da visita do palácio Sanssouci, eu fui andando até o palácio Orangerie (tudo fica no mesmo parque). Era muito comum nesta época fazer Orangerie (estruturas tipo estufas, onde eles plantavam plantas e elas podiam crescer abrigadas do frio). Mas a Orangerie do parque Sanssouci foi depois transformada em palácio. Primeiro eu subi em uma das torres e pude ver o parque de cima (lindo!).



Esta é a Orangerie:



Para visitar o palácio você precisa calçar estes chinelinhos por cima dos seus sapatos, para não estragar o chão:



Eu gostei bastante do Orangerie, pois o palácio é bem colorido. Tem uma sala vermelha, uma verde, uma azul, uma roxa... Além disso, este palácio possui a galeria de Rafael, com cópias de pinturas de Rafael (a guia explicou, que as pinturas originais de Rafael já eram caras na época, e os reis prussianos não eram os mais ricos, então Frederico II, que adorava muito as pinturas de Rafael, contratou diversos pintores, para ir para a Itália, atrás das pinturas de Rafael e copiar).



O Jardim Sanssouci possui ainda muitas outras constuções para se visitar, como a galeria de pintura, a casa de chá chinesa, a casa de banho romana, o Neues Palais (palácio feito para rivalizar com a majestosidade de Versailles) e o palácio Charlottenhof. Mas como eu sou só uma, não consegui ir em todos. Depois de visitar a Orangerie eu já estava meio exausta, então fiquei passeando um pouco pelos jardins e por volta das 18h peguei o ônibus de volta para o hotel.
Bom, para quem não sabe agora eu estou em München, e vou sair para passear. Depois eu conto o que mais eu fiz na quinta, sexta e sábado da semana passada.
Beijinhos,
Gigi

7 comentários:

  1. Até que enfim!!!
    Que saudades de suas aventuras.
    Já escolhi o nome de minha empresa de engenharia: "Sanssouci"

    ResponderExcluir
  2. Ímpar e genial a história dos reis pobres e seus Rafaéis genéricos !!!!

    Parece até coisa de Brasil.

    Eu que não conhecia Dom Putz fiquei com vontade, salvo a parte de estar cheia de turistas ...

    Siga firme pela trilha da Coca Cola que a viagem será muito mais gostosa e refrescante.

    Affonso

    ResponderExcluir
  3. Liebe Regina...

    Alles Gutt!!! uouuu!!!
    Veja as coincidências.
    Em 1194 nasceu em Jesi na Regione Marche , Federico II , ou VII de Hofenstaufen, que foi rei da Italia, Sicilia,Gerusalem e Alemanha.
    Além disso ele nasceu na mesma região do mestre
    Rafello Sanzio, o qual suas obras maravilhosas eram admiradas pelo rei Frederick II , dono do referido palácio o qual vc descreveu muito bem.
    Coincidências!!!!
    Aproveite bastante e passe mais por aqui,estávamos com Sehnsucht!!!!nooosssaaa!!!
    Bacetti

    Alessandro("O Wikipédico")

    ResponderExcluir
  4. Alessandro,
    infelizmente você errou de Frederico por uns 600 anos. Eu estava falando do rei Frederico II (1712-1786) da Prússia, e você pesquisou o imperador Frederico II (1194-1250) do Sacro Império Romano-Germânico.
    Outra coisa "Gerusalem"?? É com J!!!!
    Mas estou morrendo de saudades de vocês... ainda hoje coloco mais coisa de Rothenburg e amanhã ou depois coloco sobre Stuttgart e o Museu da Mercedes Benz.
    Bacci

    ResponderExcluir
  5. Hallo bella..

    Não errei não...São duas figuras distintas,Os Fredericos...E Gerusalem em Italiano é com G.
    Como meus raros neuronios confundem as linguas, as vezes ocorre a situação.
    Aproveite...

    Baci...

    Alessandro("O Confuso")

    ResponderExcluir
  6. E aí ? Vamos ficar na fissura ?

    Escreve aí !!!!

    Depois você descansa lá na USP ... kkkk

    Affonso

    ResponderExcluir
  7. Assino em baixo do post do Affonso!
    Estou em crise de abstinência por falta de histórias!!!!
    Para tentar compensar assisti "Meia Noite em Paris" ontem à noite. Filhinha, TEMOS que assistir este filme juntas!
    Beijos

    Mutti

    ResponderExcluir