segunda-feira, 11 de julho de 2011

Potsdam - domingo

Domingo eu acordei às 7h da manhã, preocupada em arrumar a mala para seguir para Potsdam. Arrumei a mala, tomei meu café da manhã (cerejas), tomei banho e como ainda estava cedo (eu tinha até as 11h para fazer o check-out) eu voltei para a cama. 10h15 eu saí do hotel e fui com mala e cuia para o metrô. Desci na estação do Zoológico, pois ao lado da estação do metrô tem uma estação de trem. Fui até uma atendente, mostrei o meu passe de trem e perguntei se eu precisava passar em algum lugar para retirar uma passagem. Ela me respondeu tão rapidamente que eu não entendi tudo que ela falou, só entendi “plataforma 4, sai daqui a 15 minutos”. Então eu fui (sem passagem) até a plataforma 4, quando o trem chegou eu embarquei e consegui um lugar para sentar (bastante gente foi de pé). Mas não foi uma viagem nem um pouco tranqüila [eu adoro o ¨, não vou abandoná-lo!], pois eu temia o cobrador de bilhetes (eu tenho o passe de trem, mas mesmo assim eu sei que as pessoas precisam pegar a passagem). Até que ele finalmente apareceu. E foi passando, sem pressa, pedindo os bilhetes. Perto de mim tinha uma família de turistas franceses, e eles responderam em inglês para o cobrador que eles tinham o Welcome Card Berlin. Eles mostraram para o cobrador e ele disse “ok” e seguiu adiante. Eu fiquei muito feliz, pois eu também tinha um desses bilhetes.



O Welcome Card é um passe para turistas, que vale tanto para metrô, ônibus, bonde e trem da grande Berlin, e existe nas opções de 24h, 48h, 72h ou 5 dias. Eu só descobri sobre este passe na sexta-feira e, cansada de viver perigosamente (= andar de metrô sem bilhete) eu comprei um para mim. Eu não andava sem bilhete por maldade, mas em algumas estações eu não encontrei a máquina de comprar bilhete (tinha máquina para comprar cigarro e reabastecer o celular, mas nem sinal da de bilhetes). Fora que até agora ainda não sei diferenciar os tipos de bilhetes: Kurzstrecke, Einzelfahrt, Anschlussfahrausweis. E você tem que selecionar se é AB, BC, AC ou ABC. Como?!?



Cheguei à estação de trem de Potsdam e só quando eu desembarco do trem é que eu percebo que eu não faço a mínima idéia de onde fica o meu hotel e que eu não tenho nenhum mapa da cidade. Primeiro eu fiquei triste, porque meu hotel em Berlin era tão bem localizado (ao lado de um metrô, shopping, supermercado) e durante a curta viagem de Berlin para Potsdam (só 20 minutos) eu descobri que muitos turistas passeiam em Potsdam durante o dia e voltam para dormir em seus hotéis em Berlin. Peguei um táxi na porta da estação e ele me trouxe até o hotel. Quando eu cheguei ao hotel eu fiquei felicíssima de ter decidido dormir aqui em Potsdam, pois o hotel é uma gracinha! E como Potsdam é uma cidade pequena ela é super tranqüila. Eu gostei muito de Berlin, mas eu andava muito preocupada com tudo (cobradores de bilhetes, ladrões, golpistas, e etc). Deixei as minhas coisas no hotel (ainda estava cedo para fazer o check-in) e decidi que eu queria ver uns castelinhos. A recepcionista do hotel me deu um mapa de Potsdam com as linhas de ônibus criadas especialmente para turismo.



[Seta verde = estação trem; seta vermelho = castelinhos que eu visitei; seta roxa = meu hotel]
Decidi pegar a linha amarela e conhecer o Schloss Cecilienhof (castelo Cecilienhof) e o Marmorpalais (palácio de mármore), que ficam no Neuer Garten (jardim novo). Tive que ir a pé até a estação de trem, pois todos os ônibus turísticos saem de lá. Peguei o meu ônibus e desci perto do Cecilienhof.



O castelo de Cecilienhof, erguido entre 1914-1917, sediou a Conferência de Potsdam. Em 1945, quando a segunda guerra mundial acabou na Europa (ainda continuava no Pacífico, entre Japão e EUA), os líderes dos Aliados (EUA, Inglaterra e União Soviética), decidiram se reunir para solucionar alguns problemas que surgiram com o fim da guerra. Entre algumas das decisões tomadas lá, estão a divisão da Alemanha em zonas de ocupação, a desmilitarização da Alemanha, as punições para os criminosos de guerra e revisão das fronteiras alemãs. Pode-se visitar no castelo algumas salas com decorações da família Hohenzollern (família que morou lá após perder a coroa) e as salas onde foram realizadas a conferência. Infelizmente não pode tirar fotos do interior. Além da parte histórica, Cecilienhof também possui uma parte que virou hotel, e possui um restaurante muito bonito (eu pensei em almoçar lá, mas estava tão cheio que eu desisti e fui visitar outro castelinho).



Esta é uma vista do Heiliger See, lago que fica ao lado do parque dos castelinhos. Não sei se dá para ver nesta foto, mas tinham várias pessoas nadando no lado, andando de barco e etc.



Passeei um pouco pelo jardim e fui até o Marmorpalais (palácio de mármore). O palácio possui este nome por causa do mármore usado na sua fachada e no interior. Este palácio possui uma importância histórica muito menor do que o Cecilienhof, mas é um bom exemplo de arquitetura neoclássica primitiva. O palácio foi erguido entre 1787 e 1791, a mando do rei Friedrich Wilhelm II. O divertido é que, dentro do palácio, você tem que calçar um chinelo por cima do seu sapato, para não sujar os pisos de mármore.



Quando eu saí deste castelinho eram 15h30 e eu decidi voltar para o hotel e fazer o meu check-in. Conforme eu fui voltando eu percebi que o parque não acabava nunca. Eu andei, andei, andei e andei. Decidi que era melhor fazer um trecho de ônibus, então fui até a ponte Humboldt, pois eu sabia que ao lado dela tinha um ponto de ônibus que ia na direção que fica o meu hotel. Desci do ônibus e andei, andei e andei e nada de encontrar o meu hotel. Infelizmente no meu maravilhoso mapa só aparecem os nomes das avenidas e pontes mais importantes, e eu não sabia quanto tempo ainda faltava para chegar. Finalmente e cheguei ao hotel, fiz meu check-in (demorou um pouco, pois sem querer eles colocaram a minha reserva como sendo para agosto e não para julho, mas como não tem tantos turistas aqui, tinha quarto para mim). Tomei banho e entrei um pouco no Skype, e de repente eu percebi que estava morrendo de fome! Eu só comi cerejas e um potinho de frutas de manhã. Eu lembrava que eu tinha passado por uma pizzaria a caminho do meu hotel, então eu decidi sair e comprar uma pizza. Eu andei, andei e andei e nada da pizzaria. Estava começando a achar que tinha sido miragem, até que eu finalmente a encontrei. Comprei uma pizza e uma Pepsi (nha, prefiro Coca), e voltei para o quarto do hotel e comi. Um conselho: nunca comam pizza na Alemanha. Não é nem um pouco parecida com a nossa pizza! Eles nem sabem fazer borda de pizza.



Bom, isso é tudo sobre domingo.
Beijos

PS: Todos os dados históricos vieram dos audio-guias que eu ouvi durante as visitas, então se estiver errado, não é minha culpa!

6 comentários:

  1. Gigi, que linda que você é querida! Seu texto é tão gostoso de ler que parece que nos coloca dentro das cenas descritas. Me sinto viajando junto, acho até que comi um pedacinho da sua pizza alemã!! hihi

    ResponderExcluir
  2. Filhinha,
    que tal parar com esse negócio de andar sem bilhete? Você tem ideia do tamanho da multa que pode levar?
    Na França nós tínhamos a justificativa (verdadeira) de não falar francês...
    Adoro suas descrições e estou encantada com o tanto que você tem caminhado. Espero que ao voltar continue no ritmo! Podemos fazer caminhadas deliciosas nos finais de semana, o que acha?
    Vovó está preocupada de você se decepcionar com Rotemburg, de tanto que ela falou...
    Beijos
    Mutti

    ResponderExcluir
  3. Lieber Regina...

    Dub ist OK!!!...Fala sério...verdadeiro deutsch..

    É o seguinte.Esse negócio de bilhetes é igual em todo lugar do mundo!!!!Não precisa comprar nada..economize para comer Wurstel e Eisbein ao invés de pizzas artificiais .Se o fiscal aparecer vc meio que em Ingles/Deutsch/Italiano e Portugues diz que vem do BRASIL..e não sabia como funciona.Dê um sorriso peça desculpas e peça para ele te orientar...Vai economizar um bom din din para comer bem e comprar lembrancinhas legais de tudo por aí...CAPISCI !!!
    Adorei os relatos, puxou a mãe!!!
    Baci e buon viaggio...

    Alessandro(o meio fora da lei)

    ResponderExcluir
  4. Oi, afilhada
    Estou em SP novamente on line.
    Só agora consegui ver seu blog, que está muito lindo.
    Fico feliz de ver que voce esta bem e se divertindo.
    Beijinhos
    Da madrinha Dani

    ResponderExcluir
  5. Maré,

    Tá na hora de voltar ... imagina tomar Pepsi ... fim do mundo !

    Affonso

    ResponderExcluir
  6. gigi, tenho um amigo que está na África do Sul!! E ele tirou uma foto de girafa magnífica!! quando ele chegar vou pedir emprestada e vou colocar num quadro pra vc!! Boa viagem!
    Bom saber, quando for à alemanha vou ver se pulo a pizza!
    Já foi a oktober fest aí? (Não sei como escreve..)
    Me disseram que é em julho!!

    Beijos

    ResponderExcluir